terça-feira, 4 de dezembro de 2018

WISC IV

                                                               WISC IV   



ESSA ESCALA TEM COMO OBJETIVO : 

"AVALIAR A CAPACIDADE INTELECTUAL DA CRIANÇA"

.ELA DEVE SER UMA PLICAÇÃO INDIVIDUAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES  DE 6 ANOS ATE 16 ANOS E 11 MESES,NUM TEMPO DE 67 MINUTOS

ASPECTOS DA INTELIGÊNCIA A SEREM MEDIDOS:

1.COMPREENSÃO VERBAL

Avalia a habilidade de apreender conhecimentos adquiridos

Resulta do desempenho nos sub-testes :

Informação, 

Semelhanças, 

Vocabulário, 

Compreensão. 

O teste, na forma original, ao ser aplicado num grupo de 30 crianças e adolescentes com deficiência auditiva, 

Foi traduzido para a língua americana de sinais e os escores do ICV .

Um trabalho similar foi desenvolvido no Brasil, no qual os itens foram traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

Este estudo objetivou apresentar alguns dados observados no desempenho de uma amostra brasileira nos sub-testes que compõem o fator ICV. 

O teste adaptado foi administrado em 14 alunos surdos, por bolsistas que dominavam LIBRAS.

No subteste 

Semelhanças, que exige identificar a similaridade entre os dois conceitos ou objetos apresentados, as respostas referiram-se às diferenças entre os objetos, sendo associadas às situações concretas, demonstrando dificuldade no raciocínio abstrato. 

No subteste de informação, os dados mostraram que os alunos Surdos não parecem ter memorizado e assimilado os conteúdos dos itens relacionados com a vivência pessoal e o currículo escolar. 

No Compreensão, que envolve conhecimento de situações do cotidiano, os participantes não conseguiram dar dois argumentos diferentes nos itens que exigem duas respostas. 

No Vocabulário, 

14 vocábulos não foram encontrados no dicionário de LIBRAS, indicando pobreza lexical da Língua. 

A semelhança dos sinais com significados diferentes e a falta de sinônimos para algumas palavras, pode representar uma limitação, evidenciando a necessidade de adaptações em todos os sub-testes verbais.

CUBOS : Mostra a habilidade de analisar e resumir estímulos visuais abstratos,capacidade de planejamento visuo-espacial,Isso envolve  a rotação mental

SEMELHANÇAS :  Avalia o raciocínio verbal,capacidade do abstrato e generalização e como forma conceitos,ou seja do concreto ao abstrato,conhecida como "FLEXIBILIDADE COGNITIVA",onde ele vai verbalizar esses objetos.


DÍGITOS : Avalia a memória auditiva de curto prazo,sequencia,atenção focalizada e concentração,memória de trabalho ( controle mental e flexibilidade cognitiva),numa ordem direta ou inversa


CONCEITOS FIGURATIVOS : Avalia nível de abstração e a habilidade de raciocinar de forma não verbal,mostrando isso com montagens( Flexibilidade cognitiva e tomada de decisão)


                                         FIGURAS COMPLEXAS DE REY


.SEM QUE O INDIVÍDUO SE LANCE NO MUNDO REAL,ESSAS FIGURAS CAPACITAM O INDIVÍDUO TRAÇAR UMA LINHA MENTALMENTE UM TRAJETO DE  A a B

ELAS TAMBÉM VISA A MANUTENÇÃO TEMPORÁRIA  E MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO MOMENTO DE DESEMPENHO  DE TAREFAS COGNITIVAS DE :

COMPREENSÃO,APRENDIZAGEM E RACIOCÍNIO

ESSAS FIGURAS PREDIZEM:  

 A evocação da memória,tomando como base a hipótese de que há uma correlação positiva entre a capacidade de planejar a figura durante a cópia e a capacidade de evocá-la posteriormente.

auxiliam o diagnóstico diferencial entre:

 .debilidade mental constitucional 

.déficit adquirido em conseqüência de traumatismo crânio-encefálico

 A forma “A” da figura é direcionada à avaliação de pessoas com idade entre 5 e 88. 

A forma “B” pode ser utilizada na avaliação de crianças pequenas, com idade entre 4 a 7 anos

O teste é composto por uma figura geométrica complexa e abstrata. 

O objetivo é desenvolver uma figura geométrica sem significação evidente, de realização gráfica fácil, e com uma estrutura de conjunto complicada com o objetivo de solicitar uma atividade perceptiva analítica e organizadora 

As Figuras Complexas de Rey parecem ter uma estrutura organizacional mais complexa e não se permitem prontamente a uma estratégia verbal. 

Nesse sentido, o objetivo do teste é avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, verificando o modo como o examinando apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória.

A aplicação do teste apresenta duas partes.
Inicialmente solicita-se que o paciente reproduza a cópia da figura, em uma folha branca na posição horizontal.
Em seguida, o paciente terá que reproduzir de memória a figura copiada.
A figura compõe-se de 18 itens, os quais juntos formam o todo da figura, sendo pontuada de 0 a 36 pontos, que variam de acordo com a precisão e o bom posicionamento de cada item da figura tanto na memória quanto na cópia .
Além da análise quantitativa, alguns autores realizaram análises qualitativas do teste e estas análises se difundiram no campo da Neuropsicologia.

A análise qualitativa da cópia da figura
(analisando os métodos utilizados pelos examinandos para desenhar e os erros que eles cometiam na cópia da figura).
(Considerando hábitos intelectuais, rapidez da cópia e precisão dos resultados) identificou sete procedimentos diferentes ao copiar a figura:
1. iniciar o desenho a partir do retângulo principal e depois adicionar os detalhes;
2. começar com um detalhe ligado ao retângulo principal, ou fazer o retângulo incluindo nele outro detalhe e depois terminar o retângulo;
3. começar com o contorno geral da figura sem diferenciar os detalhes do retângulo principal;
4. realizar justaposição de detalhes um a um, sem estrutura organizada;
5. copiar partes discretas da figura sem organização;
6. associar a figura com um esquema familiar, como barco, casa;
7. o desenho é uma garatuja, onde não se consegue reconhecer os elementos da figura.
A análise qualitativa avalia a maneira como o indivíduo planeja a construção da figura. 
Relata-se que há uma significativa relação entre a maneira como o indivíduo planeja a construção da figura e o seu potencial para evocá-la posteriormente. concluindo que a evocação da memória é melhor desempenhada, quando a cópia da figura é realizada de forma organizada.
Podem demonstrar quando há algum tipo de lesão no lado direito do cérebro e é sensível a alguns tipos de danos cerebrais, como disfunções no lobo temporal. 
Pacientes com lesões no hemisfério esquerdo tendem a mostrar preservada a memória da estrutura global da figura, porém com simplificação e perda de detalhes.
Já os pacientes com lesões no hemisfério direito e que apresentam dificuldades na cópia da figura, mostram problemas ainda maiores na recordação da figura, perdendo muitos elementos do desenho e fazendo reproduções crescentemente empobrecidas da figura original, quando vão da tarefa de recordação imediata à tardia.
Pacientes com o hemisfério direito lesado, que apresentam dificuldades ao copiar a figura, revelam problemas ainda maiores com a memória.


Testes aplicados em pacientes psiquiátricos, crianças deficientes, e com problemas de aprendizagem, a reprodução das figuras refletiria o nível intelectual de crianças.
Os erros são pontuados, justificando a interpretação dos resultados baseados nas correlações negativas obtidas. Desta forma, concluiu que se poderia utilizar  para se estimar a inteligência de forma breve.
Num teste com crianças institucionalizadas e não institucionalizadas,as primeiras  apresentaram menores pontuações  em comparação com as demais.
No Teste Gestáltico entre os grupos desapareceu ao serem retiradas as medidas de inteligência numa análise de covariância.concluírem que o Teste Gestáltico seria uma medida de maturidade intelectual para crianças institucionalizadas.

                                                            BENDER


APLICAÇÃO ATRAVÉS DE TRANSPARÊNCIAS PARA CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS

SÃO CARTELAS DE COR BRANCA COM FIGURAS DIFERENCIADAS DE COR PRETA,COM ESTÍMULOS DE LINHAS CONTÍNUAS OU PONTOS,SINUOSAS OU ÂNGULOS.

ESSE TESTE ESTÁ ASSOCIADO A MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA E TEM RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM.

A CRIANÇA REPRODUZ OS DESENHOS,O TOTAL DE PONTO REALIZADOS E UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA É FEITA A CORREÇÃO: QUANTO MAIOR A PONTUAÇÃO MAIS ERROS MAIS ERROS FORAM COMETIDOS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL USAM ESSES TESTES PARA AVALIAREM 

O FUNCIONAMENTO VISUAL MOTOR,

DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO,

DEFICIÊNCIAS NEUROLÓGICAS


O QUE DETERMINA ESSES TESTES SÃO FATORES BIOLÓGICOS RELACIONADOS AO CAMPO SENSORIAL E À ATIVIDADE DO SISTEMA NERVOSO,QUE REFLETE NA QUALIDADE DO DESENHO.

O DESENVOLVIMENTO MOTOR OCORRE JUNTAMENTE COM O MENTAL,E ISSO DETERMINA A RESPOSTA DA CRIANÇA,LOGO SE HOUVER ESTIMULAÇÃO MOTORA,DESENVOLVE-SE MELHOR.

AS FIGURAS DE BENDER SÃO BÁSICAS DEVIDO SUA FORMAÇÃO,POIS ESTÃO LIGADOS A PERCEPÇÃO VISUAL,HABILIDADE MOTORA,LINGUAGEM,MEMÓRIA,CONCEITOS TEMPORAIS E ESPACIAIS,E ASPECTOS DE ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO

O DESENVOLVIMENTO ENVOLVE 4 ESTÁGIOS: 

1. PERCEPÇÃO DE UM ESTÍMULO 

2. COMPREENSÃO DESSE ESTÍMULO 

3. TRANSFORMAÇÃO DO QUE É PERCEBIDO 

4. EXPRESSÃO DISSO


                                              WISCONSIN


CLASSIFICAÇÃO DE CARTAS,USADO PARA AVALIAR A CAPACIDADE DO INDIVÍDUO RACIOCINAR ABSTRATAMENTE,MUDANDO SUAS ESTRATEGIAS COGNITIVAS .

ESSE TESTE TAMBÉM É USADO PARA PESQUISAS SOBRE LESÕES E DISFUNÇÕES DO LOBO FRONTAL