REVOLUÇÃO PINELIANA
Philippe Pinel é considerado por muitos o pai da psiquiatria.
Defensor de que o doente mental não fosse tratado com violência ,começou a classificar algumas doenças mentaisquisars como demência precoce ou esquizofrenia.
Depois de ter perdido um amigo que suicidou por causa de uma demência,foi para os manicômios e nele ficou por 5 anos,estudando esses casos de demência precoce ou esquizofrenia
A revolução pineliana fundaram uma nova tradição para a investigação e pratica psiquiátrica marcada entre o saber e técnica,que aproveitando a Revolução Francesa pregavam a Liberdade nos hospícios e igualdade entre sãos e doentes.
Pesquisar: http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v11n3/14.pdf
Com a demência sendo vista como patológica tudo deveria ser reformado na psiquiatria,já que era uma doença que poderia ser adquirida e também por ela esconder interditos e enfermidades sociais ,tudo deveria ser revisto.
Para isso é necessário rever remontar a Antiguidade,onde a loucura era vista com alucinação por influência divina,depois à Idade Média,onde a Igreja considerava como coisas da bruxaria,chegando ao Humanismo revolucionário de Philipe Pinel influências e de rivados para a loucura ser vista como patlógica
Pesquisar em http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/338.pdf
Há vários modelos aplicados atualmente :
1. O modelo mítico
2. O modelo psicológico
3. O modelo organicista
Pesquisar em http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/12432-12433-1-PB.pdf
A considerada Revolução Pineliana remonta da chamada Grande Internação do século XVI até os nossos dias
Pesquisar em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15056/15056_3.PDF