segunda-feira, 22 de julho de 2019

DE PASTOR PARA PASTOR

                                      DE PASTOR PARA PASTOR

Vivemos temos de mudanças,muitas ansiedades,porém muitas oportunidades e a esperança de que esta geração possa mudar a situação da família,da igreja e da sociedade.

Nessa linha de mudanças há interesse grande por novas idéias e percepções do que constitui certas organizações como a família,a igreja e a sociedade.

Para uma percepção real e verdadeira não podemos deixar de lado homens e mulheres que conseguiram em suas gerações,transformar instituições que formam a sociedade,se queremos fazer algo realmente valioso.

Assim,a primeira coisa que precisamos é aprender a desaprender cada vez mais coisas e cada vez mais depressa.

Recebemos uma grande sobrecarga de informações,precisamos de um fórum que reúna o que funcionou no passado e que certamente funciona hoje. Uma sociedade saudável hoje,depende de dois setores operando com eficácia e produtividade : Família e Igreja.

Em meio em tantas mudanças,algo permanece constante: nossa obrigação como líderes de transformar e melhorar nossa sociedade,fazendo-a atingir resultados positivos.

O desafio para nós líderes numa sociedade com conhecimento,traz-nos um desafio:redefinir nossa missão,que seja motivadora e não um peso,uma voluntariedade e não uma obrigação.O líder deve atrair e reter voluntários.

Pra isso,uma liderança que se preze deve ter uma missão clara:o que busca e como pretende alcançar tal objetivo.
O nosso contexto é de que tudo é transitório,mas nós como líderes temos a tarefa com nossa capacidade de administrar e de conhecer os fundamentos,organizar e mobilizar pessoas.

1. Pastor é uma questão de como ser e não de como fazer:

Passamos a vida aprendendo como fazer as coisas,mas no fim o que define são:a qualidade e o caráter que definem um pastor.

2. Pastor prospera mediante a disponibilidade das pessoas que eles lideram

A tarefa básica de um pastor é formar um grupo produtivo e motivado.Isso exigirá que eles atravessem fronteiras internas e externas do seu grupo,investir em pessoal e recursos,ser exemplo antes de cobrar de compromisso pessoal com o objetivo proposto.

3. Pastor constrói ponte ou é ponte 

O vínculo entre as pessoas está sumindo,logo o grande desafio para os pastores é construir uma família e uma igreja coesas,para  que a sociedade na qual estamos inseridos seja também coesa.A grande riqueza numa família,numa igreja é o relacionamento,em seguida a transmissão de uma  visão que estabeleça a comunicação entre seus liderados e a sociedade.

Nós pastores precisamos curar e unificar,ou seja,somos responsáveis pelos os que estão dentro das paredes como por aqueles que estão fora delas.Um verdadeiro líder sabe  que uma comunidade deteriorada não irá oferecer um ambiente benéfico e que esse ambiente depende da família e da igreja.

Nós pastores precisamos estar conscientes que num mundo sem respostas,a família e a igreja precisa ter e tem as respostas,fazendo-as conhecida,fazendo espalhar líderes em vários pontos da sociedade,e dentro das paredes criar uma organização de sistemas mais circulares e menos hierárquicos com base na cooperação e respeito mútuo.

Precisamos como pastores entender  que as pessoas precisam de uma missão que seja clara e instigante,que tenha uma razão de ser e de um propósito que percorra toda organização sem fins lucrativos ou uma empresa privada,para isso precisa de gerenciamento e condução.É essencial ser articulado valores e mobilização em torno desses valores ,incorporados em prol da missão.

O mundo tem desejo ardente por ideias,o que demonstra a preocupação destes como o futuro e a vontade de mudar situações.Os grandes líderes de ideias não vivem em torres de marfim,mas dedicam-se aos outros e preocupam-se profundamente com os outros.Medem o sucesso pelo impacto concreto de seu trabalho.

Coisas surpreendentes acontecem quando damos espaço a pessoas criativas.Com pessoas assim não é necessário temas determinados,revisão do trabalho,mas apenas damos oportunidade.

Em tempos frágeis pessoas conscientes sabem que não há respostas rápidas e fáceis,porém a qualidade das ideias e a autenticidade das ações podem moldar o futuro.A qualidade da liderança precisa ser aumentada,isso se faz estimulando a reflexão,apoiando a ação e incutindo esperança,sem deixar de dar uma olhada nos resultados.

O objetivo desse livro é proporcionar um conhecimento capaz de transformar sua maneira de pensar e agir.Nosso mundo é carregado de informações,mas cumpri-las é uma tarefa difícil e como pastor você não pode aceitar menos que isso.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

TEMA : LIDANDO COM AS CARÊNCIAS

                                      LIDANDO COM AS CARÊNCIAS


1. AS CRISES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Vivemos uma crise de moralidade,numa deformidade crescente do caráter,com a quebra dos princípios morais,levando a relativação,gera a disfunção de cada membro na família.