QUERO
POSSO
DEVO
Jogar lixo no chão,colar na prova,pagar propina... comportamentos percebíveis no dia à dia e corriqueiras na nossa cultura.
O problema é que isso reflete na formação das nossas crianças e a corrupção está muito mais perto de nós do que imaginamos.
Sabemos dos profissionais anti éticos,os quais chamamos de políticos,mas será que nós somos éticos?Será que podemos atirar pedras neles?
O QUE É ÉTICA?
Vindo do grego ἦθος ( ethos) significando: modo de ser ou " conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, logo, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Alguém considerado ético é alguém que é exemplo em seu modo de ser,apesar de nao ser o mesmo que moral,tem a ver já que alguém que é ético tem boa índole,bons costumes,princípios e valores
Ser ético não é fácil,pois à todo momento somos tentados,porém se refletirmos o final do processo,essa tarefa se torna prazerosa com resultados duradouros.
Criticamos os relaxados e intensamente anti-éticos,porém no dia à dia estamos no começo dos que já percorrem um longo caminho:
Temos uma personalidade que nasce conosco,mas um caráter que é formado de acordo com as informações que recebemos,e isso que poderá tornar a sociedade possível ou não.
MORAL: Aquilo que está de acordo com os bons costumes e regras de conduta proposta com honestidade e pudor
IMORAL: É tudo que contraria o que foi exposto acima
AMORAL: É aquele que não tem consciência do que é moral ou ética,e estes conceitos ele não leva em conta.Algo bem presente em civilizações primitivas.
VALORES: Características de uma determinada pessoa ou organização que determinam o comportamento e interação das pessoas.
PRINCÍPIOS: Linhas morais ou éticos que dirigem o comportamento de uma pessoa,linhas mestras que as quais a pessoa se move.
LEIS : São princípios,regras ou normas colocadas no papel,moldadas num código moral.
Essas colocações é que determinarão o que QUERO,POSSO e DEVO.
TUDO QUE QUERO EU POSSO?
TUDO QUE EU POSSO EU DEVO?
TUDO QUE DEVO EU QUERO?
Os estudiosos do assunto geralmente agrupam as alternativas éticas de acordo com o seu princípio orientador fundamental : ÉTICAS HUMANÍSTICAS.
Tomam o ser humano como seu princípio orientador, seguindo o axioma de Protágoras, "o homem é a medida de todas as coisas":
.O hedonismo, por exemplo, ensina que o certo é aquilo que é agradável. Freqüentemente somos motivados em nossas decisões pela busca secreta do prazer. O individualismo e o materialismo modernos são formas atuais de hedonismo.
.O utilitarismo tem como princípio orientador o que for útil para o maior número de pessoas. O nazismo, dizimando milhares de judeus em nomes do que é útil, demonstrou que na falta de quem decida mais exatamente o sentido de "útil", tal princípio orientador acaba por justificar os interesses de poderosos inescrupulosos e o egoísmo dos indivíduos.
.O existencialismo, por sua vez, defende que o certo e o errado são relativos à perspectiva do indivíduo e que não existem valores morais ou espirituais absolutos. Seu principio orientador é que o certo é ter uma experiência, é agir — o errado é vegetar, ficar inerte. O existencialismo é o sistema ético dominante em nossa sociedade moderna, que tende a validar eticamente atitudes tomadas com base na experiência individual.
A ÉTICA CRISTÃ, por sua vez, parte de diversos pressupostos associados com o Cristianismo histórico.
Tem como fundamento principal a existência de um único Deus, criador dos céus e da terra. Vê o homem, não como fruto de um processo evolutivo (o que o eximiria de responsabilidades morais) mas como criação de Deus, ao qual é responsável moralmente.
Entende que o homem pecou, afastando-se de Deus; como tal, não é moralmente neutro, mas naturalmente inclinado a tomar decisões movido acima de tudo pela cobiça e pelo egoísmo (por natureza, segue uma ética humanística ou naturalística).
Um outro postulado é o de que Deus enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo para salvar o homem. Mediante fé em Jesus Cristo, o homem decaído é restaurado, renovado e capacitado a viver uma vida de amor a Deus e ao próximo. A vontade de Deus para a humanidade encontra-se na Bíblia. Ela revela os padrões morais de Deus, como encontramos nos 10 mandamentos e no sermão do Monte. Mais que isso, ela nos revela o que Deus fez para que o homem pudesse vir a obedecê-lo.
A ÉTICA CRISTÃ, em resumo, é o conjunto de valores morais total e unicamente baseado nas Escrituras Sagradas, pelo qual o homem deve regular sua conduta nesse mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo.
Não é um conjunto de regras pelas quais o homem poderá chegar a Deus – mas é a norma de conduta pela qual poderá agradar a Deus que já o redimiu.
Por ser baseada na revelação divina, acredita em valores morais absolutos, que são a vontade de Deus para todos os homens, de todas as culturas e em todas as épocas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário