É atribuída a Aristóteles três grandes obras sobre ÉTICA que integram seus escritos morais e políticos:
1.ÉTICA A EUDEMO
2.ÉTICA A NICÔMACO
3.GRANDE MORAL
Quando se fala de ética ocidental a ética aristotélica e fundamental para reflexão.
A ética aristotélica é baseada no bom senso,nos juízos morais do homem bom e virtuoso.
Daí surge uma pergunta básica de Aristóteles : Qual é o bem supremo do homem e o fim de todas as coisas?
Na visão Aristotélica é a Felicidade,sendo essa uma atividade da alma conforme a razão e a virtude.
A justiça deve estar presente entre os indivíduos para que não haja desigualdades´.
Aristóteles foi o primeiro a distinguir ética e política:
ÉTICA - Ação voluntária e moral do indivíduo
POLÍTICA : Ação voltada para a comunidade
A ética aristotélica possui essa ligação estreita´entre a ação moral do indivíduo e sua vida na
sociedade.
O atos do indivíduo refletem e intervem na sociedade,logo a felicidade de todos depende de um e a felicidade de cada um depende de todos
I . A ÉTICA DE EUDEMO
É uma tentativa de definir o BEM...
Este BEM consiste no bom exercício da atividade humana na sociedade e,essa atividade que distingue o homem dos outros seres é sua ALMA RACIONAL e,é nessa atividade dessa razão que reside o BEM.
O BEM para o homem consiste numa atividade da alma e na pluralidade das virtudes.
A FELICIDADE é o maior dos bens,mas essa felicidade não é a " boa vida " mas sim " vida boa ".
Uma pessoa com uma vida digna está no caminho certo para uma vida bem satisfeita,logo a felicidade está no " agir bem " ou de acordo com a virtude.
o que assegura a felicidade não é a sorte ou a riqueza mas atos virtuosos.
Para Aristóteles toda a racionalidade prática é teleológica( orientada para um fim.
Assim a ética determina qual a finalidade suprema que preside e justifica as demais e a maneira de alcança-la.
Aristóteles nessa obra divide-a a Ética de Eudemo em 8 livros :
Livro 1 - Cuida do objeto e do método da ética,fazendo uma investigação das condições da felicidade humana( eudemonismo = doutrina que considera a busca de uma vida feliz,seja individual ou coletiva)
Livro 2 - Centra-se no problema da felicidade e trata da virtude em geral
Livro 3,4 , 5 e 6 - Ocupa-se de algumas virtudes singulares
Livro 7 - Gira em torno da amizade e suas formas
livro 8 - Observações sobre as virtudes e realça a beleza moral ou perfeita honestidade
" O homem magnânimo ocupa-se de poucas coisas mas estas tem que ser grandiosas aos seus olhos e não porque os outros pensam assim... para o home dotado a opinião de um um só vale mais que a opinião de uma multidão "
II . A ÉTICA DE NICÔMACO
Livro dedicado ao seu filho ( Nicômaco)e provavelmente publicado por ele.
É considerada a principal obra de Aristóteles sobre ética,expõe seu conceito teleológico e eudemonista de racionalidade prática,sua concepção de virtude como mediana e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência da ética.
A ética é quem determina qual é a finalidade suprema e a maneira de alcança-la.
Essa finalidade suprema é a felicidade,que não é o prazer,nem riqueza,nem honra e sim uma vida virtuosa.
Essa virtude sera encontrada pela prudência e educado pelo hábito.
A ética grega não é como a nossa,era entendida como excelência de cada ação,de fazer bem feito,na justa medida,cada pequeno ato.
A obra Nicômaco pode ser dividida em 5 partes :
1. Escritos lógicos
2. Escritos sobre a Física
3. Escritos metafísicos
4.Escritos morais e políticos
5, Escritos retóricos e poéticos
Aristóteles diz : " A educação tem raízes amargas mas os frutos são doces ".
É a ignorância que provoca o círculo vicioso do sofrimento,que sem ela se transforma num círculo virtuoso e libertador.
CÍRCULO VICIOSO
IMODERAÇÃO-TEMERIDADE-COVARDIA-AVAREZA-VAIDADE-VILEZA-INDIFERENÇA-DESCORTESIA-INDOLÊNCIA-FATUIDADE-MALIGNIDADE-INVEJA-INJUSTIÇA-INDECOROSIDADE
CÍRCULO VIRTUOSO
TEMPERANÇA-PRUDÊNCIA-CORAGEM-LIBERALIDADE-DESVAIDADE-DIGNIDADE-SOLIDARIEDADE-DELICADEZA-PRESTEZA-MODÉSTIA-BENIGNIDADE-DESAPEGO-JUSTIÇA-DECOROSIDADE
A ética aristotélica é uma ciência menos exata a medida que trata de assuntos passíveis de modificações,ocupando-se com aquilo que pode ser obtido por ações repetidas,de disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios.
Assim a Moral é construída pelos seres humanos e que as vezes é apenas conveniência.
A Ética é cósmica,estando além da vontade e de interferências humanas por ser inconsciente e impessoal.Esta ética não pode ser alcançada em sua totalidade pelo homem,pelo menos enquanto homem.Assim a ética não pode ser comparada com a moral e nem ser sinônimo,mesmo que na história a moral se inspira na ética pela ética.
A felicidade é uma decorrência,logo não pode ser conquistada( conquista-se castelos).
NOTA : A fé degenerada e a razão obliterante são as grandes causadoras de tanta incompreensão.
Para sustentar uma moral política e teológica,apelidada de ética ( mutável) houve muita tortura e assassinato.
A ética é exata e a moral é inexata.
Uma pessoa não pode ser feliz só porque é um ser moral.
Aristóteles aos 40 anos abandona o platonismo abandonando completamente a metafísica.
Volta-se para as ciências empíricas e converte-se ao ao naturalismo,logo não uma unidade literária ou homogeneidade filosófica e doutrinária,contendo algumas idéias preconceituosas quanto a imortalidade.
II . A ÉTICA DE NICÔMACO
Livro dedicado ao seu filho ( Nicômaco)e provavelmente publicado por ele.
É considerada a principal obra de Aristóteles sobre ética,expõe seu conceito teleológico e eudemonista de racionalidade prática,sua concepção de virtude como mediana e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência da ética.
A ética é quem determina qual é a finalidade suprema e a maneira de alcança-la.
Essa finalidade suprema é a felicidade,que não é o prazer,nem riqueza,nem honra e sim uma vida virtuosa.
Essa virtude sera encontrada pela prudência e educado pelo hábito.
A ética grega não é como a nossa,era entendida como excelência de cada ação,de fazer bem feito,na justa medida,cada pequeno ato.
A obra Nicômaco pode ser dividida em 5 partes :
1. Escritos lógicos
2. Escritos sobre a Física
3. Escritos metafísicos
4.Escritos morais e políticos
5, Escritos retóricos e poéticos
Aristóteles diz : " A educação tem raízes amargas mas os frutos são doces ".
É a ignorância que provoca o círculo vicioso do sofrimento,que sem ela se transforma num círculo virtuoso e libertador.
CÍRCULO VICIOSO
IMODERAÇÃO-TEMERIDADE-COVARDIA-AVAREZA-VAIDADE-VILEZA-INDIFERENÇA-DESCORTESIA-INDOLÊNCIA-FATUIDADE-MALIGNIDADE-INVEJA-INJUSTIÇA-INDECOROSIDADE
CÍRCULO VIRTUOSO
TEMPERANÇA-PRUDÊNCIA-CORAGEM-LIBERALIDADE-DESVAIDADE-DIGNIDADE-SOLIDARIEDADE-DELICADEZA-PRESTEZA-MODÉSTIA-BENIGNIDADE-DESAPEGO-JUSTIÇA-DECOROSIDADE
A ética aristotélica é uma ciência menos exata a medida que trata de assuntos passíveis de modificações,ocupando-se com aquilo que pode ser obtido por ações repetidas,de disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios.
Assim a Moral é construída pelos seres humanos e que as vezes é apenas conveniência.
A Ética é cósmica,estando além da vontade e de interferências humanas por ser inconsciente e impessoal.Esta ética não pode ser alcançada em sua totalidade pelo homem,pelo menos enquanto homem.Assim a ética não pode ser comparada com a moral e nem ser sinônimo,mesmo que na história a moral se inspira na ética pela ética.
A felicidade é uma decorrência,logo não pode ser conquistada( conquista-se castelos).
NOTA : A fé degenerada e a razão obliterante são as grandes causadoras de tanta incompreensão.
Para sustentar uma moral política e teológica,apelidada de ética ( mutável) houve muita tortura e assassinato.
A ética é exata e a moral é inexata.
Uma pessoa não pode ser feliz só porque é um ser moral.
Aristóteles aos 40 anos abandona o platonismo abandonando completamente a metafísica.
Volta-se para as ciências empíricas e converte-se ao ao naturalismo,logo não uma unidade literária ou homogeneidade filosófica e doutrinária,contendo algumas idéias preconceituosas quanto a imortalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário