As Joias do infinito são artefatos da Marvel Comics.
São seis (06) seres sencientes imensamente poderosos (singularidades cósmicas), transformados em pedras cósmicas pelas Entidades Cósmicas (Morte, Entropia, Infinito e Eternidade), cada representa um aspecto do universo, que são espaço (azul), mente, (amarela), alma (laranja), realidade (vermelha), tempo (verde), poder (púrpura) e uma (incolor) ligada a espada do infinito (aumenta o poder das jóias). Uma história posterior adicionou a existência de uma sétima joia, ego (dourado), apesar dessa história não fazer parte da continuidade.
Estas seriam chamadas de Joias da Alma (Soul Gems), porém este nome já em uso por outro estúdio. As joias podem ser usadas isoladamente, mas quando usadas em conjunto o portador torna-se onipotente e onisciente (deus), sendo capaz de controlar todo o universo. Como usada pelo titã Thanos, que criou a luva Manopla do Infinito, para facilitar o uso das jóias
Espaço (azul)
Retratada também como o Tesseract. Permite ao portador existir em qualquer lugar (ou todos os lugares, onipresente), mover qualquer objeto para qualquer lugar através do universo e deformar ou rearranjar
Alma (laranja)
Possivelmente a mais perigosa, permite ao portador roubar, manipular e alterar almas, dos vivos e dos mortos. Adam Warlock foi o guardião desta gema por muitos anos, sentindo a responsabilidade por muitas almas que ele mesmo tomou. Ironicamente, a joia é o portão para um pequeno e idílico universo
Realidade (vermelha)
Retratada também como Éter. Possivelmente a mais poderosa, permite ao portador realizar qualquer desejo - mesmo que entre em contradição com as leis da física.Pode resultar em um desastre se o portador não for cuidadoso com a natureza do desejo
Tempo (verde)
Retratada também como o Olho de Agamotto. Permite ao portador total domínio do tempo: passado, presente e futuro,] são todos acessíveis e visíveis com esse poder, mesmo após algumas horas depois do portador não ter mais acesso a ela. Com treinamento suficiente no uso da joia, o tempo pode ser usado como uma arma, aprisionando inimigos ou mundos inteiros em infinitos ciclos de tempo
Poder (roxa)
Retratada também de Orbe, Contém acesso a todo o poder e energia que existe ou possa vir a existir, e apoiada nas outras joias, tem seus poderes expandidos. Permite ao portador duplicar quase todas habilidades físicas, tornando-o invencível, além de imbatível quando usado o poder puro.
Ego
A sétima joia. Permite ao portador se for poderoso o suficiente saber os segredos do universo e manipular energias dimensionais. Não é uma das joias originais, este artefato originalmente era portado por Nemesis, posteriormente foi encontrado no ultraverso por Loki, numa tentativa de roubar outras joias de seus portadores.
Antes dos eventos mostrados em "Desafio Infinito", a Joia do Tempo era laranja e a Joia do Poder era vermelha. Atualmente, a Joia do Tempo é verde e a Joia do Poder é púrpura (roxa)
O ponto é que quando nossa mente está preenchida com generosidade e pensamentos de amorosidade, compaixão e contentamento, a mente se sente bem.
Quando a nossa mente está cheia de raiva, irritação, auto-piedade, ganância e apego, a mente se sente doente.
E se nós realmente investigarmos essa questão, podemos ver que temos escolha: podemos decidir em uma grande medida que tipo de pensamentos e sentimentos ocuparão a nossa mente.
Quando pensamentos negativos surgem, nós os reconhecemos, os aceitamos e deixamos ir. Podemos escolher não segui-los, o que apenas colocaria mais lenha na fogueira.
E quando bons pensamentos vêm à mente – gentileza, carinho, generosidade e contentamento e uma sensação de não mais nos prendermos tão fortemente às coisas, podemos aceitá-los e encorajá-los, mais e mais.
Podemos fazer isso. Podemos ser os guardiões do precioso tesouro que é a nossa própria mente.
COMO CONTROLAR A MENTE
Passamos a apresentar de forma resumida os conceitos que fundamentam o padrão de funcionamento cerebral e o Programa de Controle Mental.
Cérebro e mente
O cérebro é a parte física e a mente a parte não física do nosso ser. O cérebro é um órgão fisiológico, a mente o “órgão” psicológico. Embora alguns autores dividam a mente em três partes distintas – consciente, subconsciente e inconsciente – no PCM, Programa de Controle Mental, para simplificar dividimos a mente em duas partes: consciente e subconsciente ou inconsciente. Consciente é a parte da mente que responde à estimulação quando estamos alertas, é a parte que percebe o meio imediato. Subconsciente ou inconsciente é a parte mais profunda da mente e seria comparada ao oceano e o consciente a uma ilha. Outros preferem comparar o consciente como a ponta do iceberg, enquanto o inconsciente com a base do iceberg que está imersa e é muito maior. No subconsciente ou inconsciente está todo conteúdo censurado ou não, reprimido ou não, memórias esquecidas e conteúdos subliminares, ou seja, conteúdos que fogem da percepção do consciente. O PCM é um método que trabalha o consciente e o subconsciente ou inconsciente. Quando falarmos de inconsciente ou subconsciente neste curso estaremos falando daqui para frente na mesma coisa.
Conflitos internos: consciente x inconsciente
Nossos comportamentos, atitudes, hábitos e pensamentos são controlados pelo nosso consciente. Acontece que muitas vezes desejamos mudar um comportamento e não conseguimos. Exemplos: parar de fumar, ser mais tolerante ou fazer regime. Isto ocorre porque o subconsciente envia mensagens contrárias ao que desejamos criando barreiras, gerando conflitos internos e repetidas frustrações. Sabe-se que muitas doenças são psicossomáticas, são causadas pela mente ( psico ) influenciando o corpo ( soma ) e vice-versa. Estas doenças resultam dos constantes conflitos que temos por não conseguirmos controlar nossos pensamentos e emoções.
A solução para diminuirmos os conflitos, vencermos as doenças e conquistarmos nossos objetivos na vida é programar a mente subconsciente que se encarregará de trabalhar para nós.
Atrás de todo comportamento estão as motivações ocultas que brotam do subconsciente. Você já passou por muitas situações em que fez algo “sem pensar”, impulsiva ou irracionalmente ou não conseguiu controlar a situação. Isto acontece porque não conseguiu controlar seu subconsciente.
O PCM ensina você a dominar estas situações, porque o colocará em contato direto com sua mente subconsciente. O método ensina você controlar suas reações emocionais e o beneficiará em todos os setores da vida.
Toda informação recebida afeta seu cérebro e sua mente. Quando o telefone toca à meia-noite, se alguém lhe dirige uma palavra agressiva, ou se você dirige num trânsito caótico reagirá física e psicologicamente. Fisicamente ocorrem impulsos elétricos no cérebro, liberação de neurotransmissores, modificação na respiração e nos batimentos cardíacos.
Psicologicamente você fica irritado e tem pensamentos negativos.
O cérebro afeta a mente e a menta afeta o cérebro. Se você está irritado pode ficar com os músculos tensos e ter dor de cabeça, o que por sua vez produz pensamentos negativos, que podem deixar você mais tenso, irritado e até ficar doente. O PCM ajuda você a relaxar o corpo e a mente, conseqüentemente a ter um equilíbrio do sistema psicofísico.
Corpo e mente funcionam interligados. O pensamento pode afetar nossa respiração, tensão muscular e sensações físicas. Estes por sua vez podem afetar nosso pensamento. Exemplo: uma pessoa com pensamento negativo fica estressada, tensa, a respiração é mais rápida e rasa; ela percebe o mundo de forma negativa. Se deixar a respiração mais lenta e profunda ficará calma e perceberá o mundo de modo positivo. Se a mente muda o corpo, o corpo pode mudar a mente.
Cérebro e memória
Os pensamentos não são apenas psicológicos, são também fisiológicos. Eles atuam como gatilhos eletroquímicos que alteram o funcionamento do cérebro. Quando pensamos liberamos neurotransmissores que acionam o sistema nervoso para que ele dê respostas físicas e mentais.
O cérebro armazena todo tipo de pensamento ou informação na forma de memória para usá-la no futuro. Veja este exemplo: você vive uma situação de ameaça por que passou numa rua escura, pensa que vai ser atacado, pois escuta alguém vindo em sua direção, o cérebro libera substâncias que vão deixar você em estado de alerta, sua respiração fica mais rápida, aumenta a ansiedade e você sai correndo do local. Fica registrada na sua memória aquela experiência de alerta que poderá ser usada em nova situação. Mesmo numa cena fictícia, semelhante à vivida na rua escura, mas vista num filme na televisão, seu cérebro vai registrar a experiência que fica armazenada como informação, pensamento, sentimento, imagens e atitudes a tomar no futuro.
Na memória estão registradas todas as experiências reais e cenas fictícias. Quando você precisa tomar uma decisão, dizer ou fazer algo, é na memória que vai buscar as informações. Se lá encontrar dúvidas, frágil será o seu comportamento. Se encontrar certeza, terá um comportamento seguro. O PCM ajuda você a armazenar informações positivas no seu cérebro.
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INIMIGOS DA MENTE ( PARTE 1 )
Texto: Filipenses 4:4-9
Introdução: Ao caminhar nesta jornada cristã, enfrentamos muitos desafios que devemos superar para obter a vitória espiritual. Embora esses desafios sejam muitos, provenientes de uma variedade de fontes, nenhum deles é maior do que as batalhas que lutamos em nossa mente e coração. Afirmei muitas vezes que tenho mais problemas com a carne do que qualquer outra fonte externa de oposição. Juntamente com as lutas da carne, vêm as batalhas que se enfurece dentro da mente.
Para entender melhor o ensinamento de Paulo nesses versículos, é preciso compreender a composição do corpo humano. Quando nós vemos somente a aparência exterior, a carne física, nossos corpos são compreendidos realmente de três porções - corpo, alma e espírito. No momento da salvação, nosso espírito é vivificado em Cristo nosso Senhor. É selado até o dia da redenção. No entanto, após a salvação, continuamos a lidar com as lutas associadas ao nosso corpo e alma. A maioria tem uma compreensão adequada do corpo, e está mesmo ciente dos desejos e cobiças fortes da carne. Muitos não entendem completamente a alma do homem. A alma é realmente a sede do intelecto - o raciocínio, vontade e emoções do corpo. É através da alma que sentimos, processamos a informação e reagimos ao que percebemos. A alma é realmente a mente do corpo.
Quer queiramos admitir ou não, a maioria das batalhas que lutamos se originam dentro da mente. Paulo estava bem ciente disto, e sabia que nosso coração e mente devem estar preparados para a batalha, tanto, senão mais do que a carne. 2 Coríntios 10:3-5 – “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo”. Claramente ele fala de uma batalha que se enfurece dentro da mente do crente. Considere novamente os seus pensamentos em Efésios – “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”. Efésios 6:12. Paulo sabia que Satanás gosta de atacar a mente; e se devemos superar esses ataques espirituais, devemos preparar e guardar nossa mente.
Como veremos, Paulo lida com o coração e a mente do crente em nosso texto. A fim de vencer e desfrutar a vitória, nosso coração e mente devem estar estabelecidos no Senhor e preparados para envolver o inimigo. Vamos examinar os desafios dentro do texto ao considerar: Preparando nosso Coração e Mente.
A. A admoestação. V. 4 - Paulo não oferece uma sugestão que pudesse ser benéfica para eles; ele admoestou os crentes a se alegrar no Senhor. Ele desejava que os crentes expressassem sua alegria e alegria no Senhor. Paulo advertiu-os a se alegrarem no Senhor.
- Se você se lembra da nossa introdução, descobrimos que muitos consideram que esta é a epístola de alegria de Paulo. Repetidas vezes ele fala de alegria e regozijo no Senhor. Para viver uma vida produtiva e vitoriosa, devemos desenvolver uma atitude de alegria.
B. A expectativa. V. 4 - Nós não somos estudiosos gregos, mas é interessante notar que a palavra se alegrar é falada de forma a implicar alegria contínua. Significa, literalmente, continuar a regozijar-se no Senhor. Paulo até repetiu a admoestação - novamente eu digo: Alegrai-vos.
- Muitos tendem a acreditar que é difícil manter uma atitude de regozijo. Receio que confundam alegria e felicidade. Tenha em mente, Paulo está preso na prisão neste momento. A igreja em Filipos está enfrentando oposição e grande adversidade. Há pouco para gerar felicidade naquele momento, mas felicidade e alegria não são sinônimos. A felicidade depende das circunstâncias exteriores, enquanto a alegria vem de dentro. Paulo pode não ter ficado feliz com sua situação atual, mas encontrou razão para se alegrar no Senhor.
- Que a verdade eterna nos permita ter a capacidade de nos alegrarmos sempre no Senhor. Nossos sentimentos vão mudar. Muitas vezes enfrentamos circunstâncias na vida que são difíceis, deprimentes e onerosas. Somos forçados a lidar com mudanças nas pessoas. Talvez você tenha colocado confiança em um indivíduo em particular, e ainda assim ele traiu sua confiança. A felicidade é muitas vezes afetada pela mudança. No entanto, podemos sempre nos alegrar no Senhor porque Ele nunca muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As dificuldades da vida que afetam a felicidade não alteram nossa segurança no Senhor. Independentemente do que enfrentamos na vida, podemos nos alegrar no Senhor, sabendo que a vida eterna nele é prometida! Romanos 8:18 – “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. 2 Coríntios 4:17 - “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória”. Pode parecer difícil às vezes, mas é possível se alegrar no Senhor sempre. Devemos preparar nosso coração e mente para regozijarmos Nele!
A. Resilientes. V. 5 – “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. A igreja enfrentou muito que criou preocupação dentro de suas vidas. Eles eram frequentemente maltratados por aqueles que os rodeavam e até mesmo perseguidos por sua fé. Em tempos de desespero, eles foram tentados a abandonar sua fé e responder de igual modo às pressões que enfrentavam. Havia muito em jogo para eles se conformarem a essas pressões. Eles deveriam permanecer comprometidos com o Senhor, sendo resistentes diante da oposição.
- Paulo exortou-os a viver de tal maneira que a sua moderação fosse evidente para todos os que os encontrassem. Esta é uma palavra interessante que carrega uma variedade de aplicação. Doçura razoável, generosidade, boa vontade, amizade, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, misericórdia para com os fracassos dos outros, indulgência com os fracassos dos outros, suavidade, abnegação, moderação, tolerância e mansidão são algumas das tentativas de capturar o rico significado de epieikēs. Talvez a melhor palavra correspondente seja graça - a graça da humildade; a graça humilde que produz a paciência para suportar injustiça, desgraça e maus tratos sem retaliação, amargura ou vingança. Isso é contentamento.
- Você terá que concordar que tal atitude e abordagem à dificuldade vai contra a natureza humana. Somos admoestados a demonstrar um espírito de graciosa humildade para com os outros, em vez de reagir com raiva ou hostilidade. Devemos permanecer pacientes e humildes diante da oposição e da adversidade. Muitas vezes é difícil conter nossas emoções. A mente imediatamente procura responder em uma postura defensiva, reagindo de forma semelhante ao que encontramos. Devemos permanecer resistentes na fé e resistir ao desejo de atacar. Ao invés de ser consumido pelo egoísmo que sempre procura nosso próprio benefício, devemos considerar os outros, mesmo à custa de nossos sentimentos e orgulho. Não podemos permitir que um momento de fraqueza, por meio da raiva ou do orgulho, prejudique nosso testemunho. O Senhor está próximo; Ele virá logo, e temos de fazer tudo o que pudermos para alcançar aqueles que permanecem separados Dele.
B. Confiante. V. 6a – “Não andeis ansiosos por coisa alguma”. Devemos entender o que Paulo está procurando transmitir. Alguns podem olhar para isto e discernir que Paulo está defendendo uma vida de abandono imprudente, vivendo descuidadamente e irresponsavelmente. Esse não é certamente o caso. A palavra traduzida como "ansioso" tem a ideia de "preocupação excessiva, ser incomodado com cuidados". Paulo exortou a igreja a permanecer confiante no Senhor, descansando em Sua graça e confiando Nele. Eles não deveriam estar ansiosos com suas vidas ou o futuro. Não havia motivo para preocupação ou medo desnecessário. Ele não repreende uma preocupação genuína, mas uma preocupação sem sentido.
- Agora, vou admitir que sou fraco nessa área. Eu me preocupo mais do que deveria. Quando confrontado com situações que causam grande preocupação, eu permito que essas preocupações consumam minha mente. Eu costumo pensar nelas por longos períodos de tempo. Ao fazê-lo, eu permito que o inimigo ocupe a minha mente sem pagar aluguel! Eu abro a porta e o acolho para uma estadia prolongada. Se você é honesto, muitos de vocês terão que admitir o mesmo.
- Precisamos entender que tal ansiedade e preocupação são realmente pecado. Estamos, em essência, declarando que não confiamos no Senhor para satisfazer nossas necessidades. Talvez não conscientemente, mas pensamos que Deus é de alguma forma incapaz ou não quer fazer nada sobre nossa situação. Ao invés de entregar a Deus nossos problemas e descansar em Sua capacidade de lidar com eles, nós os carregamos e sofremos sob a pesada carga que eles trazem. Jesus advertiu sobre essa ansiedade no Sermão da Montanha, Mateus 6:25-34. A preocupação é carregar a carga de amanhã com a força de hoje – carregando dois dias de uma só vez. Isso é se move para o amanhã antes do tempo. A preocupação não esvazia o amanhã de sua tristeza, esvazia o hoje de sua força.
Conclusão: Eu esperava poder passar por esses versículos hoje, mas há muito a considerar. Esta passagem é relevante e necessária para nossas vidas, e eu preciso de tempo necessário para recolher a grande verdade que ela oferece. Vamos observar a última parte do versículo seis em nosso próximo sermão.
O Senhor falou com você hoje através dessa mensagem até agora? Você é capaz de se alegrar, mesmo quando a vida é difícil? Você responde com espírito de graça quando confrontado ou maltratado por outros? Você tende a se preocupar mais do que deveria? Se assim for, exorto-o a buscar o Senhor por força e sabedoria que necessita. A vitória é possível, mas temos de vencer a batalha que muitas vezes cresce em nossa mente.
INIMIGOS DA MENTE ( PARTE 2 )
Vimos na semana passada que a base do Controle Mental são as frases de comando CONSCIENTES que neutralizam as frases de comando INCONSCIENTES.
FRASES CONSCIENTES
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FRASES INCONSCIENTES
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| “Sou uma pessoa tranqüila”. | “Decidi ser uma pessoa tranqüila”. |
| “Sou comunicativo”. | “Resolvi ser comunicativo”. |
| “Sou uma pessoa segura”. | “Posso ser seguro”. |
| “Ganhei na loteria”. | “È possível ganhar na loteria”. |
As frases de comando do PCM (Programa de Controle Mental) são objetivas e não dão detalhes sobre como fazer modificações no comportamento. O que devo fazer?
As frases são objetivas para ir direto ao ponto que interessa. No PCM não há rodeios. Justamente para a mensagem ir direto para o cérebro sem que ele coloque obstáculos. Frases ou explicações longas tiram o foco do principal e isto acaba confundindo o processamento do cérebro. Observe como as propagandas na televisão são rápidas e objetivas. Elas comunicam na linguagem do cérebro, por isto muitas pessoas compram por impulso. No PCM as frases são especialmente formuladas para o cérebro ativar as capacidades adormecidas de você.
Vamos a um exemplo. Digamos que você é uma pessoa muito estressada. No PCM encontrará frases de comando como esta: “Vou respirar, relaxar e caminhar,eu vou acalmar”. Com esta frase seu subconsciente durante o sono vai processar os verbos respirar e relaxar e também processará o verbo caminhar. Você ficará mais empenhado em respirar de modo lento e raso, nos momentos de tensão, também ficará motivado a caminhar mais.
É provável que pense em fazer exercícios físicos, praticar esportes, pintar quadros, enfim, fazer atividades para minimizar o estresse. Caberá a você pesquisar os detalhes sobre estas atividades, ver a viabilidade e partir para a ação. Busque informações, leia, estude e faça cursos para o seu desenvolvimento pessoal.
O objetivo do PCM não é ser uma enciclopédia ou manual de procedimentos para cada atividade ou para cada pessoa, dada a imensidão das atividades e dos tipos de pessoas.
Sua força está em fazer o cérebro ativar suas potencialidades ocultas.
O PCM usa ativadores ou gatilhos que vão influenciar o seu subconsciente. Os ativadores são as palavras gatilhos – verbos, substantivos, adjetivos, etc. – que desafiarão você. “Posso ser rico” é uma forma de ativar o cérebro. Na frase há dois ativadores: posso e rico.
É preciso treinar sempre as frases de comando?
Sim. As frases podem ser repetidas durante o dia, reforçando a programação que você faz antes de dormir, de modo a se tornarem automáticas. Num determinado tempo as frases virão à sua mente sem nenhum esforço ou comando consciente. Quanto mais regularidade tiver nos exercícios, tanto mais facilmente as frases farão efeito. Todos os dias você é bombardeado por sugestões negativas. Você precisa neutralizar pelo menos parte destas sugestões com a sua própria programação. Se a mídia fala em guerra, você neutraliza com paz, se ela fala em crise econômica você neutraliza com prosperidade e assim por diante.
À medida que você for fazendo os exercícios e os resultados aparecerem, a programação mental tornar-se-á uma necessidade interior. Você perceberá que aquela “voz interior”, os pensamentos automáticos, surgirão cada vez mais fortes e dentro do padrão que você próprio estabeleceu. O erro mais comum na programação da mente é a falta de regularidade na prática do condicionamento.
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INIMIGOS DA MENTE ( PARTE 1 )
Texto: Filipenses 4:4-9
Introdução: Ao caminhar nesta jornada cristã, enfrentamos muitos desafios que devemos superar para obter a vitória espiritual. Embora esses desafios sejam muitos, provenientes de uma variedade de fontes, nenhum deles é maior do que as batalhas que lutamos em nossa mente e coração. Afirmei muitas vezes que tenho mais problemas com a carne do que qualquer outra fonte externa de oposição. Juntamente com as lutas da carne, vêm as batalhas que se enfurece dentro da mente.
Para entender melhor o ensinamento de Paulo nesses versículos, é preciso compreender a composição do corpo humano. Quando nós vemos somente a aparência exterior, a carne física, nossos corpos são compreendidos realmente de três porções - corpo, alma e espírito. No momento da salvação, nosso espírito é vivificado em Cristo nosso Senhor. É selado até o dia da redenção. No entanto, após a salvação, continuamos a lidar com as lutas associadas ao nosso corpo e alma. A maioria tem uma compreensão adequada do corpo, e está mesmo ciente dos desejos e cobiças fortes da carne. Muitos não entendem completamente a alma do homem. A alma é realmente a sede do intelecto - o raciocínio, vontade e emoções do corpo. É através da alma que sentimos, processamos a informação e reagimos ao que percebemos. A alma é realmente a mente do corpo.
Quer queiramos admitir ou não, a maioria das batalhas que lutamos se originam dentro da mente. Paulo estava bem ciente disto, e sabia que nosso coração e mente devem estar preparados para a batalha, tanto, senão mais do que a carne. 2 Coríntios 10:3-5 – “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo”. Claramente ele fala de uma batalha que se enfurece dentro da mente do crente. Considere novamente os seus pensamentos em Efésios – “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”. Efésios 6:12. Paulo sabia que Satanás gosta de atacar a mente; e se devemos superar esses ataques espirituais, devemos preparar e guardar nossa mente.
Como veremos, Paulo lida com o coração e a mente do crente em nosso texto. A fim de vencer e desfrutar a vitória, nosso coração e mente devem estar estabelecidos no Senhor e preparados para envolver o inimigo. Vamos examinar os desafios dentro do texto ao considerar: Preparando nosso Coração e Mente.
I. Um apelo para alegrar-se. V. 4
- “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”. Este apelo trata do coração e da mente. Considere:A. A admoestação. V. 4 - Paulo não oferece uma sugestão que pudesse ser benéfica para eles; ele admoestou os crentes a se alegrar no Senhor. Ele desejava que os crentes expressassem sua alegria e alegria no Senhor. Paulo advertiu-os a se alegrarem no Senhor.
- Se você se lembra da nossa introdução, descobrimos que muitos consideram que esta é a epístola de alegria de Paulo. Repetidas vezes ele fala de alegria e regozijo no Senhor. Para viver uma vida produtiva e vitoriosa, devemos desenvolver uma atitude de alegria.
B. A expectativa. V. 4 - Nós não somos estudiosos gregos, mas é interessante notar que a palavra se alegrar é falada de forma a implicar alegria contínua. Significa, literalmente, continuar a regozijar-se no Senhor. Paulo até repetiu a admoestação - novamente eu digo: Alegrai-vos.
- Muitos tendem a acreditar que é difícil manter uma atitude de regozijo. Receio que confundam alegria e felicidade. Tenha em mente, Paulo está preso na prisão neste momento. A igreja em Filipos está enfrentando oposição e grande adversidade. Há pouco para gerar felicidade naquele momento, mas felicidade e alegria não são sinônimos. A felicidade depende das circunstâncias exteriores, enquanto a alegria vem de dentro. Paulo pode não ter ficado feliz com sua situação atual, mas encontrou razão para se alegrar no Senhor.
- Que a verdade eterna nos permita ter a capacidade de nos alegrarmos sempre no Senhor. Nossos sentimentos vão mudar. Muitas vezes enfrentamos circunstâncias na vida que são difíceis, deprimentes e onerosas. Somos forçados a lidar com mudanças nas pessoas. Talvez você tenha colocado confiança em um indivíduo em particular, e ainda assim ele traiu sua confiança. A felicidade é muitas vezes afetada pela mudança. No entanto, podemos sempre nos alegrar no Senhor porque Ele nunca muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As dificuldades da vida que afetam a felicidade não alteram nossa segurança no Senhor. Independentemente do que enfrentamos na vida, podemos nos alegrar no Senhor, sabendo que a vida eterna nele é prometida! Romanos 8:18 – “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. 2 Coríntios 4:17 - “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória”. Pode parecer difícil às vezes, mas é possível se alegrar no Senhor sempre. Devemos preparar nosso coração e mente para regozijarmos Nele!
II. Um apelo para permanecer. V. 5-7
- Compreendendo as lutas que enfrentavam, Paulo instou a igreja a permanecer firmes no Senhor. Paulo exortou-os a permanecer:A. Resilientes. V. 5 – “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. A igreja enfrentou muito que criou preocupação dentro de suas vidas. Eles eram frequentemente maltratados por aqueles que os rodeavam e até mesmo perseguidos por sua fé. Em tempos de desespero, eles foram tentados a abandonar sua fé e responder de igual modo às pressões que enfrentavam. Havia muito em jogo para eles se conformarem a essas pressões. Eles deveriam permanecer comprometidos com o Senhor, sendo resistentes diante da oposição.
- Paulo exortou-os a viver de tal maneira que a sua moderação fosse evidente para todos os que os encontrassem. Esta é uma palavra interessante que carrega uma variedade de aplicação. Doçura razoável, generosidade, boa vontade, amizade, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, misericórdia para com os fracassos dos outros, indulgência com os fracassos dos outros, suavidade, abnegação, moderação, tolerância e mansidão são algumas das tentativas de capturar o rico significado de epieikēs. Talvez a melhor palavra correspondente seja graça - a graça da humildade; a graça humilde que produz a paciência para suportar injustiça, desgraça e maus tratos sem retaliação, amargura ou vingança. Isso é contentamento.
- Você terá que concordar que tal atitude e abordagem à dificuldade vai contra a natureza humana. Somos admoestados a demonstrar um espírito de graciosa humildade para com os outros, em vez de reagir com raiva ou hostilidade. Devemos permanecer pacientes e humildes diante da oposição e da adversidade. Muitas vezes é difícil conter nossas emoções. A mente imediatamente procura responder em uma postura defensiva, reagindo de forma semelhante ao que encontramos. Devemos permanecer resistentes na fé e resistir ao desejo de atacar. Ao invés de ser consumido pelo egoísmo que sempre procura nosso próprio benefício, devemos considerar os outros, mesmo à custa de nossos sentimentos e orgulho. Não podemos permitir que um momento de fraqueza, por meio da raiva ou do orgulho, prejudique nosso testemunho. O Senhor está próximo; Ele virá logo, e temos de fazer tudo o que pudermos para alcançar aqueles que permanecem separados Dele.
B. Confiante. V. 6a – “Não andeis ansiosos por coisa alguma”. Devemos entender o que Paulo está procurando transmitir. Alguns podem olhar para isto e discernir que Paulo está defendendo uma vida de abandono imprudente, vivendo descuidadamente e irresponsavelmente. Esse não é certamente o caso. A palavra traduzida como "ansioso" tem a ideia de "preocupação excessiva, ser incomodado com cuidados". Paulo exortou a igreja a permanecer confiante no Senhor, descansando em Sua graça e confiando Nele. Eles não deveriam estar ansiosos com suas vidas ou o futuro. Não havia motivo para preocupação ou medo desnecessário. Ele não repreende uma preocupação genuína, mas uma preocupação sem sentido.
- Agora, vou admitir que sou fraco nessa área. Eu me preocupo mais do que deveria. Quando confrontado com situações que causam grande preocupação, eu permito que essas preocupações consumam minha mente. Eu costumo pensar nelas por longos períodos de tempo. Ao fazê-lo, eu permito que o inimigo ocupe a minha mente sem pagar aluguel! Eu abro a porta e o acolho para uma estadia prolongada. Se você é honesto, muitos de vocês terão que admitir o mesmo.
- Precisamos entender que tal ansiedade e preocupação são realmente pecado. Estamos, em essência, declarando que não confiamos no Senhor para satisfazer nossas necessidades. Talvez não conscientemente, mas pensamos que Deus é de alguma forma incapaz ou não quer fazer nada sobre nossa situação. Ao invés de entregar a Deus nossos problemas e descansar em Sua capacidade de lidar com eles, nós os carregamos e sofremos sob a pesada carga que eles trazem. Jesus advertiu sobre essa ansiedade no Sermão da Montanha, Mateus 6:25-34. A preocupação é carregar a carga de amanhã com a força de hoje – carregando dois dias de uma só vez. Isso é se move para o amanhã antes do tempo. A preocupação não esvazia o amanhã de sua tristeza, esvazia o hoje de sua força.
Conclusão: Eu esperava poder passar por esses versículos hoje, mas há muito a considerar. Esta passagem é relevante e necessária para nossas vidas, e eu preciso de tempo necessário para recolher a grande verdade que ela oferece. Vamos observar a última parte do versículo seis em nosso próximo sermão.
O Senhor falou com você hoje através dessa mensagem até agora? Você é capaz de se alegrar, mesmo quando a vida é difícil? Você responde com espírito de graça quando confrontado ou maltratado por outros? Você tende a se preocupar mais do que deveria? Se assim for, exorto-o a buscar o Senhor por força e sabedoria que necessita. A vitória é possível, mas temos de vencer a batalha que muitas vezes cresce em nossa mente.
INIMIGOS DA MENTE ( PARTE 2 )
Texto: Filipenses 4:7
Introdução:
1. Existem inúmeros modos de "pensamentos errados", que são prejudiciais a nossa paz de espírito.
2. Vamos observar alguns deles...
Introdução:
1. Existem inúmeros modos de "pensamentos errados", que são prejudiciais a nossa paz de espírito.
2. Vamos observar alguns deles...
I. Inimigos da mente - O perfeccionismo.
A. Algumas pessoas não podem ser felizes com qualquer coisa aquém da perfeição - quer em si mesmos ou nos outros. Eles simplesmente não podem tolerar "fraqueza" em ninguém.
B. Qualquer um que esteja seriamente tentando servir a Deus se esforça para a perfeição.
1. O Senhor deseja que o nosso objetivo seja a perfeição - Mateus 5:48.
B. Qualquer um que esteja seriamente tentando servir a Deus se esforça para a perfeição.
1. O Senhor deseja que o nosso objetivo seja a perfeição - Mateus 5:48.
2. Mas, realisticamente, devemos perceber que nenhum de nós vai chegar a um estado de perfeição permanente, enquanto aqui na terra. Devemos estar conscientes de que Deus sabe que somos, “carne” (Salmo 78:39).
C. Não existem pessoas perfeitas.
1. Você não tem um cônjuge perfeito (nem você é um cônjuge perfeito).
2. Seus filhos não são infalíveis.
3. Você não vai encontrar líderes perfeitos na igreja. Embora os bispos devem ser "irrepreensiveis" ou "sem culpa" (I Timóteo 3:2, Tito 1:6), essas descrições são usadas apenas em um sentido relativo.
4. Nenhum pastor é perfeito.
5. Mas, se uma pessoa não se incomoda com suas próprias fraquezas, nunca haverá um esforço para crescer.
6. O apóstolo Paulo estava ciente de seus próprios esforços (Romanos 7:15; I Coríntios 9:27).
D. Tentar melhorar.
1. Trabalhe em teu caráter.
2. Mas não seja tão perfeccionista que não consiga levar uma vida feliz.
3. Não faça você mesmo e todos ao seu redor miseráveis com demasiadas exigencias e expectativas irreais.
E. Devemos reconhecer que as pessoas estão em diferentes níveis de maturidade.
1. Alguns têm personalidades fortes, portanto, caráter firme.
2. Alguns têm no fundo melhores vantagens.
C. Não existem pessoas perfeitas.
1. Você não tem um cônjuge perfeito (nem você é um cônjuge perfeito).
2. Seus filhos não são infalíveis.
3. Você não vai encontrar líderes perfeitos na igreja. Embora os bispos devem ser "irrepreensiveis" ou "sem culpa" (I Timóteo 3:2, Tito 1:6), essas descrições são usadas apenas em um sentido relativo.
4. Nenhum pastor é perfeito.
5. Mas, se uma pessoa não se incomoda com suas próprias fraquezas, nunca haverá um esforço para crescer.
6. O apóstolo Paulo estava ciente de seus próprios esforços (Romanos 7:15; I Coríntios 9:27).
D. Tentar melhorar.
1. Trabalhe em teu caráter.
2. Mas não seja tão perfeccionista que não consiga levar uma vida feliz.
3. Não faça você mesmo e todos ao seu redor miseráveis com demasiadas exigencias e expectativas irreais.
E. Devemos reconhecer que as pessoas estão em diferentes níveis de maturidade.
1. Alguns têm personalidades fortes, portanto, caráter firme.
2. Alguns têm no fundo melhores vantagens.
II. Inimigos da mente - Pessimismo.
A. W.C. Fields disse certa vez: "Comece cada dia com um sorriso e termine cada dia com um." Alguém disse: "O homem vem a este mundo molhado, com fome e chorando, e é tudo o que traz de lá".
B. O termo pessimismo deriva de uma expressão latina que significa "o pior". Este conceito geralmente se manifesta de duas formas.
1. O pessimismo filosófico (em geral, característico do ateísmo). Acredita que o mundo é tão atormentado com a dor e o mal que a vida realmente não vale a pena viver.
2. O pessimismo psicológico. A visão de que a vida é de pouco valor, tais que nada de positivo é alcançado. Este pessimista sente que não é bom, tem pouco talento e nenhuma influência benéfica.
C. A vida cristã está em oposição ao pessimismo. A vida é maravilhosa porque:
1. Nós somos criaturas feitas à imagem de Deus (Gênesis 1:26).
2. Embora o homem pecou, um sistema redentor foi disponibilizado através do sacrifício de Cristo.
D. O exemplo de Cristo é talvez o melhor argumento contra a visão pessimista da vida.
1. Considere Hebreus 12:2 - " o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz".
2. Considere também Romanos 8:18, juntamente com Filipenses 4:4.
B. O termo pessimismo deriva de uma expressão latina que significa "o pior". Este conceito geralmente se manifesta de duas formas.
1. O pessimismo filosófico (em geral, característico do ateísmo). Acredita que o mundo é tão atormentado com a dor e o mal que a vida realmente não vale a pena viver.
2. O pessimismo psicológico. A visão de que a vida é de pouco valor, tais que nada de positivo é alcançado. Este pessimista sente que não é bom, tem pouco talento e nenhuma influência benéfica.
C. A vida cristã está em oposição ao pessimismo. A vida é maravilhosa porque:
1. Nós somos criaturas feitas à imagem de Deus (Gênesis 1:26).
2. Embora o homem pecou, um sistema redentor foi disponibilizado através do sacrifício de Cristo.
D. O exemplo de Cristo é talvez o melhor argumento contra a visão pessimista da vida.
1. Considere Hebreus 12:2 - " o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz".
2. Considere também Romanos 8:18, juntamente com Filipenses 4:4.
III. Inimigos da mente - Raiva.
A. Um dos maiores perigos de todas as emoções humanas é a raiva. A raiva pode ser um assassino, tanto física como emocionalmente.
B. Nem sempre é pecado ficar com raiva.
1. Deus se ira com o ímpio todos os dias (Salmo 7:11).
2. Jesus se irava de vez em quando (Marcos 3:5). No entanto, Jesus nunca cometeu pecado (I Pedro 2:22).
3. Paulo escreveu: "Irai-vos e não pequeis: e não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4:26).
C. Os gregos tinham palavras diferentes para os vários tipos de raiva.
1. "Thumos" sugere uma raiva que vem de repente, mas desaparece rapidamente.
2. "Orge" é menos espontânea, mas permanece por mais tempo.
3. Barclay escreveu: "A raiva, que é egoísta, apaixonada, indisciplinada, e descontrolada, inútil e prejudicial, é uma coisa pecaminosa, que deve ser banida da vida cristã".
D. Os gregos antigos acreditavam que a raiva era a fonte de muitos males. O hebraico do Antigo Testamento também salienta o perigo da raiva descontrolada.
1. Provérbios 16:32 - "Aquele que é lento para a cólera é melhor do que o poderoso”.
2. Provérbios 22:24 - "Não faça amizade com um homem irritado".
3. Provérbios 19:19 - "Um homem de grande ira tem de sofrer punição".
4. Provérbios 25:28 - "Aquele que não pode conter o seu próprio espírito é como uma cidade derribada, que não tem muros".
E. Várias das reações físicas que ocorrem quando uma pessoa fica com raiva.
1. Aumento da taxa de respiração.
2. As pupilas se dilatam.
3. Os músculos se contraem.
4. Aumenta a freqüência cardíaca
5. Aumenta os níveis de açúcar no sangue e aumenta a pressão arterial.
6. A digestão é mais lenta.
Conclusão:
1. A fim de desfrutar da paz de espírito, devemos aprender a evitar o perfeccionismo, o pessimismo e a raiva.
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INIMIGOS DA MENTE ( PARTE 3 )
B. Nem sempre é pecado ficar com raiva.
1. Deus se ira com o ímpio todos os dias (Salmo 7:11).
2. Jesus se irava de vez em quando (Marcos 3:5). No entanto, Jesus nunca cometeu pecado (I Pedro 2:22).
3. Paulo escreveu: "Irai-vos e não pequeis: e não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4:26).
C. Os gregos tinham palavras diferentes para os vários tipos de raiva.
1. "Thumos" sugere uma raiva que vem de repente, mas desaparece rapidamente.
2. "Orge" é menos espontânea, mas permanece por mais tempo.
3. Barclay escreveu: "A raiva, que é egoísta, apaixonada, indisciplinada, e descontrolada, inútil e prejudicial, é uma coisa pecaminosa, que deve ser banida da vida cristã".
D. Os gregos antigos acreditavam que a raiva era a fonte de muitos males. O hebraico do Antigo Testamento também salienta o perigo da raiva descontrolada.
1. Provérbios 16:32 - "Aquele que é lento para a cólera é melhor do que o poderoso”.
2. Provérbios 22:24 - "Não faça amizade com um homem irritado".
3. Provérbios 19:19 - "Um homem de grande ira tem de sofrer punição".
4. Provérbios 25:28 - "Aquele que não pode conter o seu próprio espírito é como uma cidade derribada, que não tem muros".
E. Várias das reações físicas que ocorrem quando uma pessoa fica com raiva.
1. Aumento da taxa de respiração.
2. As pupilas se dilatam.
3. Os músculos se contraem.
4. Aumenta a freqüência cardíaca
5. Aumenta os níveis de açúcar no sangue e aumenta a pressão arterial.
6. A digestão é mais lenta.
Conclusão:
1. A fim de desfrutar da paz de espírito, devemos aprender a evitar o perfeccionismo, o pessimismo e a raiva.
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INIMIGOS DA MENTE ( PARTE 3 )
Texto: Filipenses 4:7
Introdução:
1. Deus deseja que tenhamos paz em nossas vidas. Paulo escreveu: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:7).
2. Mas às vezes não temos a paz em nossas vidas. Não por causa de qualquer culpa em Deus, mas por causa de nossa própria culpa.
3. Considere algumas das maneiras pelas quais nos privamos da paz que Deus deseja que tenhamos.
Introdução:
1. Deus deseja que tenhamos paz em nossas vidas. Paulo escreveu: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:7).
2. Mas às vezes não temos a paz em nossas vidas. Não por causa de qualquer culpa em Deus, mas por causa de nossa própria culpa.
3. Considere algumas das maneiras pelas quais nos privamos da paz que Deus deseja que tenhamos.
I. lealdade dividida.
A. O "dualismo" é a condição de sermos atraídos para direções opostas ao mesmo tempo.
B. Jesus reconheceu o problema do dualismo, quando disse: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não pode servir Deus e a Mamom" (Mateus 6:24).
B. Jesus reconheceu o problema do dualismo, quando disse: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não pode servir Deus e a Mamom" (Mateus 6:24).
C. Muitas pessoas são infelizes porque simplesmente não podem fazer as suas mentes decidir em que direção eles querem ir.
1. Às vezes, seus corpos estão na igreja, enquanto seus corações estão no mundo.
2. É uma coisa patética ver alguém que tem medo de ir para o inferno, mas realmente não deseja ir para o céu.
3. O profeta Elias poderia perguntar a muitos em nossa geração: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos" (I Reis 18:21).
4. Lembre-se das palavras de Jesus à igreja de Laodicéia, registrada em Apocalipse 3:16 – “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."
D. Tiago lembra-nos que “um homem de mente dobre é instável em todos os seus caminhos” (Tiago 1:8). Tiago também nos lembra: "Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3:11) .
E. Às vezes o “dualismo” pode evoluir para uma grave psicose muito conhecida como a esquizofrenia.
1. A palavra vem de duas raízes significa "dividir" (esquizo) e "mente" (zofrenia).
2. A esquizofrenia, é a forma mais comum de demência, responsável por cerca de vinte por cento de todos os internados por doença mental.
F. Os cristãos devem trabalhar para fortalecer suas mentes contra distrações que nos afastam de Deus. Considere Colossenses 3:2-3.Também Mateus 22:37.
1. Às vezes, seus corpos estão na igreja, enquanto seus corações estão no mundo.
2. É uma coisa patética ver alguém que tem medo de ir para o inferno, mas realmente não deseja ir para o céu.
3. O profeta Elias poderia perguntar a muitos em nossa geração: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos" (I Reis 18:21).
4. Lembre-se das palavras de Jesus à igreja de Laodicéia, registrada em Apocalipse 3:16 – “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."
D. Tiago lembra-nos que “um homem de mente dobre é instável em todos os seus caminhos” (Tiago 1:8). Tiago também nos lembra: "Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3:11) .
E. Às vezes o “dualismo” pode evoluir para uma grave psicose muito conhecida como a esquizofrenia.
1. A palavra vem de duas raízes significa "dividir" (esquizo) e "mente" (zofrenia).
2. A esquizofrenia, é a forma mais comum de demência, responsável por cerca de vinte por cento de todos os internados por doença mental.
F. Os cristãos devem trabalhar para fortalecer suas mentes contra distrações que nos afastam de Deus. Considere Colossenses 3:2-3.Também Mateus 22:37.
II. Egoísmo.
A. Considere os pontos de vista diferentes sobre o ego.
1. Os filósofos gregos, enfatizaram "conheça te a ti mesmo"
2. Os ascetas, enfatizaram "conter-se a si mesmo".
3. Os hedonistas, enfatizaram "disfrutem".
4. O ensinamento de Jesus é o único que ensina que a verdadeira satisfação só pode ser alcançada por aquele que "negar-se a si mesmo" (Lucas 9:23).
5. Somente reverenciando o nosso Criador, e guardando os seus mandamentos, que irá resultar em plenitude (Eclesiastes 12:13).
6. Quando uma pessoa destrona Deus de sua vida e coroa-se a si mesmo, ele está se privando do contentamento e felicidade verdadeira.
B. O egocentrismo se manifesta de várias maneiras.
1. Uma pessoa que é teimoso em não servir os outros, nunca pode ser verdadeiramente feliz.
2. Quando uma pessoa se torna hipócrita, seus fracassos constantes geram nada além de frustração.
3. Sempre que uma pessoa desenvolve uma atitude de auto-piedade, ele destrói sua tranqüilidade emocional. Considere o homem no Salmo 73. Quando observada a prosperidade dos ímpios, ele entrou em estado de desespero.
4. O egoísmo é um dos traços de caráter mais desinteressante que se possa imaginar. Considere Atos 20:35.
5. A auto adulação, uma pessoa que pensa de si mesmo além do que deveria, também é prejudicial (Romanos 12:3). Alguém já disse que muitas pessoas "fizeram-se a si mesmas" e estão apaixonadas com seu criador.
1. Os filósofos gregos, enfatizaram "conheça te a ti mesmo"
2. Os ascetas, enfatizaram "conter-se a si mesmo".
3. Os hedonistas, enfatizaram "disfrutem".
4. O ensinamento de Jesus é o único que ensina que a verdadeira satisfação só pode ser alcançada por aquele que "negar-se a si mesmo" (Lucas 9:23).
5. Somente reverenciando o nosso Criador, e guardando os seus mandamentos, que irá resultar em plenitude (Eclesiastes 12:13).
6. Quando uma pessoa destrona Deus de sua vida e coroa-se a si mesmo, ele está se privando do contentamento e felicidade verdadeira.
B. O egocentrismo se manifesta de várias maneiras.
1. Uma pessoa que é teimoso em não servir os outros, nunca pode ser verdadeiramente feliz.
2. Quando uma pessoa se torna hipócrita, seus fracassos constantes geram nada além de frustração.
3. Sempre que uma pessoa desenvolve uma atitude de auto-piedade, ele destrói sua tranqüilidade emocional. Considere o homem no Salmo 73. Quando observada a prosperidade dos ímpios, ele entrou em estado de desespero.
4. O egoísmo é um dos traços de caráter mais desinteressante que se possa imaginar. Considere Atos 20:35.
5. A auto adulação, uma pessoa que pensa de si mesmo além do que deveria, também é prejudicial (Romanos 12:3). Alguém já disse que muitas pessoas "fizeram-se a si mesmas" e estão apaixonadas com seu criador.
III. Espírito irreconciliável.
A. Um dos maiores inimigos da paz de espírito é um espírito amargo que as feridas (real ou imaginada) por meses ou mesmo anos, nunca deixa ir, mas sempre abrigando os ressentimentos do passado.
B. Jesus nos instruiu sobre como resolver o problema quando alguém peca contra nós (Mateus 18:15-17).
1. Primeiro, temos de ir ao ofensor. Se ele ouvir, a questão deve ser resolvida e devemos perdoá-lo.
2. Se ele se recusar a ouvir, iremos a ele novamente, desta vez com duas ou três testemunhas.
3. Se o agressor ainda se recusa a ouvir, estão falamos para a igreja. Nós não conseguimos nada, deixando o problema persistir, constantemente trazendo-o a outros, ou sempre meditando sobre o assunto.
C. Considere a parábola do servo impiedoso (Mateus 18:21-35).
1. Um homem devia ao seu senhor uma quantia enorme de dinheiro.
2. Como ele não podia pagar, o seu senhor amoroso teve compaixão dele e perdoou a dívida.
3. O homem, perdoado, em seguida encontrou alguém que lhe devia uma pequena quantia de dinheiro.
4. Quando esse devedor pediu compreensão, não foi dada.
5. Quando o senhor daquele servo ouviu esta atitude de ódio, ele mandou lançar o servo implacável na prisão.
6. Se não perdoarmos aos homens de coração, Deus não nos perdoará.
D. Quando uma pessoa diz, "Eu te perdôo, mas não vou esquecer", ele está simplesmente dizendo: "Eu não vou te perdoar."
1. Alguém já disse: "Quando você enterrar o machado de guerra, esqueça onde está enterrado."
2. Se não conseguirmos perdoar os outros, então não seremos capazes de receber o perdão que precisamos tão desesperadamente.
Conclusão:
1. Você está deixando esses inimigos da mente roubá-lo de sua saúde mental?
a. Lealdade dividida.
b. Egoímo.
c. Espírito irreconciliável.
B. Jesus nos instruiu sobre como resolver o problema quando alguém peca contra nós (Mateus 18:15-17).
1. Primeiro, temos de ir ao ofensor. Se ele ouvir, a questão deve ser resolvida e devemos perdoá-lo.
2. Se ele se recusar a ouvir, iremos a ele novamente, desta vez com duas ou três testemunhas.
3. Se o agressor ainda se recusa a ouvir, estão falamos para a igreja. Nós não conseguimos nada, deixando o problema persistir, constantemente trazendo-o a outros, ou sempre meditando sobre o assunto.
C. Considere a parábola do servo impiedoso (Mateus 18:21-35).
1. Um homem devia ao seu senhor uma quantia enorme de dinheiro.
2. Como ele não podia pagar, o seu senhor amoroso teve compaixão dele e perdoou a dívida.
3. O homem, perdoado, em seguida encontrou alguém que lhe devia uma pequena quantia de dinheiro.
4. Quando esse devedor pediu compreensão, não foi dada.
5. Quando o senhor daquele servo ouviu esta atitude de ódio, ele mandou lançar o servo implacável na prisão.
6. Se não perdoarmos aos homens de coração, Deus não nos perdoará.
D. Quando uma pessoa diz, "Eu te perdôo, mas não vou esquecer", ele está simplesmente dizendo: "Eu não vou te perdoar."
1. Alguém já disse: "Quando você enterrar o machado de guerra, esqueça onde está enterrado."
2. Se não conseguirmos perdoar os outros, então não seremos capazes de receber o perdão que precisamos tão desesperadamente.
Conclusão:
1. Você está deixando esses inimigos da mente roubá-lo de sua saúde mental?
a. Lealdade dividida.
b. Egoímo.
c. Espírito irreconciliável.
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